Fernanda Azevedo

FERNANDA AZEVEDO


Fernanda Azevedo é uma artista areia-branquense que canta profissionalmente desde os 15 anos de idade. Tendo passado por vários estilos musicais, hoje trabalha com MPB e com o estilo regional do Nordeste, cantando, dentre outras, músicas de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião.

Ela já ganhou o prêmio da mais bela voz de sua cidade e já participou de vários festivais. Tem dois discos gravados (produções independentes). Traz em seus shows várias opções de formação: dueto (voz e violão); trio (voz, violão e bateria); ou banda.


quarta-feira, 8 de setembro de 2010

“Batismo no Espírito Santo, o que é isso?”





“Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar.
De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados.
Apareceu-lhes então uma espécie de línguas de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles.
Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.” (At.2,1-4)
Esse é um dos relatos mais conhecidos sobre a presença e a ação do Espírito Santo na Igreja primitiva . Neste evento, nasce a Santa Igreja, pois o Espírito reaviva a chama da vocação de cada discípulo (a) que ali estavam e arrancando-lhes o medo de seus corações, lhes deu ousadia na evangelização, para qual tinham sido chamados.
Desde muito tempo escuto pessoas questionando termos como: “o que é ‘batismo’ no Espírito Santo?”
Antes de mais nada vamos conhecer o que significa a palavra BATISMO, palavra de origem grega (Baptizein) que significa imergir, mergulhar, mergulho. Em resumo, “Batismo” é a palavra que tradicionalmente significa um dos sacramentos de iniciação cristã. Onde através do mesmo somos inseridos como membros da grande família do povo de Deus, membros legítimos da Santa Mãe Igreja. E, assumindo com fé essa adesão, passamos de criaturas de Deus à honra de filhos de Deus em Jesus pelo batismo. Como diz a CNBB no doc. 53 – “Orientações Pastorais sobre a Renovação Carismática Católica”, esclarece e nos orienta muito bem quando nos diz:
“Por isso, será melhor evitar o uso de expressão “Batismo no Espírito Santo”, ambígua, por sugerir uma espécie de sacramento. Poderão ser usados termos como “Efusão do Espírito Santo”, Derramamento do Espírito Santo”. (p.26)
Ou seja, as experiências fortes de amor, encontro e intimidade com o Espírito Santo que temos nos grupos de oração, missas, encontrões, orações pessoais, etc. são momentos de grande derramamento do Espírito Santo de Deus que nos enche de seus dons, graças e felicidade inefáveis. E esses “carismas devem ser recebidos com gratidão e consolação” (Doc. 53).
Lembrando que diante de todos os dons do Espírito Santo o que deve ser almejado por todos (por excelência) é o dom do AMOR. São Paulo já dizia: “Aspirai aos dons mais altos. Aliás, passo a indicar-vos um caminho que ultrapassa a todos...”(I Cor.12,13-13,13) E em Lumen Gentium (LG – 42) a Igreja afirma: “O amor é o primeiro dom e o mais necessário, pelo qual amamos a Deus acima de tudo e o próximo por causa dele”.

Essa efusão que experimentamos, esse derramamento do Espírito Santo que aconteceu na vida dos apóstolos, hoje estamos tendo a graça e a ousadia de assumir como os apóstolos a ação do Espírito Santo em nossas vidas. Essa ousadia de vivenciar essa presença forte e impetuosa do Espírito Santo na Igreja atual nasceu com a RCC – Renovação Carismática Católica ou o Pentecostalismo Católico, como foi inicialmente conhecida, teve origem com um retiro espiritual realizado nos dias 17-19 de fevereiro de 1967, na Universidade de Duquesne (Pittsburgh, Pensylvania, EUA).Em uma carta enviada, dois meses depois (29 de abril de 1967), ao professor Monsenhor Iacovantuno, Patti Gallagher, uma das estudantes que participou do retiro, assim relatou o que aconteceu naqueles dias:"Tivemos um Fim de Semana de Estudos nos dias 17-19 de fevereiro. Preparamo-nos para este encontro, lemos os Atos dos Apóstolos e um livrinho intitulado 'A Cruz e o Punhal' de autoria de David Wilkerson. Eu fiquei particularmente impressionada pelo conhecimento do poder do Espírito Santo e, pelo vigor e a coragem com que os apóstolos foram capazes de espalhar a Boa Nova, após o Pentecostes. Eu supunha, naturalmente, que o Fim de Semana me seria proveitoso, mas devo admitir que nunca poderia supor que viria a transformar a minha vida!”
Hoje é nossa vez de continuar assim como os apóstolos e os fundadores desse lindo movimento. Somos convocados a clamar a Deus seu Espírito Divino e com Ele, por Ele e n’Ele vivenciar, experimentar, crescer e divulgar essa presença renovadora, viva e audaciosa em nossa vida que nos impele a uma evangelização eficaz, onde graças, prodígios e milagres deixaram de ser coisa dos primórdios da Igreja e passam ser em Deus vividos, pelo amor e poder do Espírito Santo nos dias de hoje, “porque para Deus nada é impossível” (Lc. 1, 37) e nós cristãos, católicos, carismáticos ou não, cremos nisso! Amém! Assim seja!


Texto: Bebel Tavernard

3 comentários:

  1. Caríssima amiga e irmã na fé Fernandinha, eu que fiquei honrrada em poder enviar esse texto de linguagem simples mais q expressa longe de conhecimento pneumatológico quis simplesmente divulgar junto a vc a pessoa, a ação e o amor do Espírito de Deus por cada um de nós e pela sua Santa Igreja. Desde já agradeço e coloco-me a seu dispor para novos temas! Um grande abraço e sucesso!!! Paz e bem!!! Bebel Tavernard

    ResponderExcluir
  2. Eu é que agradeço e fico muito feliz de sua dedicação a Deus, pois apesar desse blog ser "meu", o único objetivo dele é exaltar a grandeza do Sr. e levar Deus para as pessoas... e ter pessoas que prestam esse serviço gratuito a Deus é uma felicidade enorme. Que o Espirito Santo te mostre sempre o caminho a seguir. Paz e Bem. Fernanda Azevedo!

    ResponderExcluir
  3. - Parabéns fernanda primeiramente, pelo
    site, por essa atitude cristã, pois são essas
    a verdadeiras atitudes que vem de Deus,...
    Ameei o Site, :D
    os textos, os avisos.. tudo!!
    e acima de tudo, as graças que Deus faz
    através da RCC.
    É sempre bom, entendermos realmente o que é
    o pentencoste, e vivermo ele;

    Para isso é necessário muito oração e libertação espiritual;

    - que o Senhor esteja com Nosco.

    PAZ E FOOGO DO ESPIRITO SANTO♥

    ResponderExcluir