Fernanda Azevedo

FERNANDA AZEVEDO


Fernanda Azevedo é uma artista areia-branquense que canta profissionalmente desde os 15 anos de idade. Tendo passado por vários estilos musicais, hoje trabalha com MPB e com o estilo regional do Nordeste, cantando, dentre outras, músicas de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião.

Ela já ganhou o prêmio da mais bela voz de sua cidade e já participou de vários festivais. Tem dois discos gravados (produções independentes). Traz em seus shows várias opções de formação: dueto (voz e violão); trio (voz, violão e bateria); ou banda.


quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Você já percebeu que de vez em quando a Missa muda de cor?



Tudo tem um significado. A igreja também se utiliza de símbolos para falar. Vejamos.

A liturgia sagrada da Igreja tem uma linguagem simbólica muito expressiva, através das cores. As cores propriamente litúrgicas são seis: branco, vermelho, verde, roxa, rosáceo e preto. Em alguns lugares, por privilégio, usa-se o azul celeste na festividade da Imaculada Conceição.

BRANCA
Resultado de todas as cores juntas, simboliza a pureza e a alegria. É usada em todas as festividades de Nosso Senhor (excetuadas as da Paixão), que é a Luz do mundo;nas festas de Nossa Senhora, dos anjos e dos santos não mártires.

VERDE
Simboliza a esperança. É adotada nos domingos que seguem a festa da Epifânia, até à Septuagésima; e após o Pentecostes, até o Advento.

VERMELHA
Simboliza o fogo do amor, da caridade ou do martírio (lembrando o sangue dos Mártires). É adotada nas festividades do Espírito Santo da Santa Cruz e dos Santos Mártires, bem como no Domingo da Paixão e Sexta-Feira Santa. (Antigamente, na Sexta-Feira Santa usava-se o preto, que hoje está em desuso no País).

ROXA
Simboliza a penitência e a contrição. Usa-se no tempo da Quaresma e do Advento.

ROSÁCEA
Simboliza a alegria, dentro de um tempo destinado à penitência. Usa-se no 3º.domingo do Advento e no 4º. domingo da Quaresma.

PRETO
Simboliza o luto, dor e tristeza. Usada nas Missas de defuntos, antigamente também na Sexta-Feira Santa, significa o choro da Igreja diante da morte de Nosso Senhor Jesus Cristo e a dos seus filhos espirituais. (Em desuso no Brasil, mas em alguns casos ainda é usada na Missa pelos defuntos.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário